De todos os assuntos possíveis para um programa escolar, porquê este?

Este programa de sensibilização nasce com o objetivo de ajudar à transmissão de valores de respeito, contribuindo para favorecer a igualdade real e efetiva entre as crianças, para ajudá-las a refletir sobre o seu próprio potencial, acreditar nas suas possibilidades, para que possam alcançar as suas metas e conseguir ser o que querem ser.

Acreditamos firmemente no poder das crianças como agentes de mudança da nossa sociedade. Acreditamos que através da aquisição de Competências sociais e cidadãs poderão relacionar-se, interagir e interpretar de forma crítica o meio social e cultural em que estão inseridas desde um princípio de igualdade. Permitindo assim que se conheçam e desenvolvam uma imagem positiva de si mesmos, e adquirindo confiança sobre o seu verdadeiro potencial através do trabalho de competências como a autonomia e a proatividade.


No programa "Tu Podes Ser O Que Quiseres", oferecemos novos materiais didáticos atualizados através dos quais poderá trabalhar com os seus alunos:

O descobrimento e valor do papel da mulher, tanto ao longo da História como nos dias de hoje.
O empoderamento infantil, equipando as crianças com ferramentas e conhecimentos para aumentar a sua confiança e potencial até conseguirem atingir as suas metas e esperanças.
A luta contra os estereótipos de género no âmbito profissional.
A educação em igualdade e valores, mostrando modelos de profissões não estereotipadas.

A presença das mulheres nos MEs de História para o ensino primário não é tão significativa como a dos homens
[Ler mais...]

“Desde o Ministério da Educação de Portugal, incitamos os professores a trabalhar em prol da igualdade de género como competência chave na área curricular de C e D (Cidadania e desenvolvimento)”

Vinculação curricular


Os domínios a desenvolver na componente de CeD organizam-se em três grupos com implicações diferenciadas, do seguinte modo:

1º Grupo

Obrigatório para todos os níveis e ciclos de escolaridade (porque se trata de áreas transversais e longitudinais)

Direitos Humanos
Igualdade de Género*
Interculturalidade
Desenvolvimento Sustentável
Educação Ambiental
Saúde

2º Grupo

Trabalhado, pelo menos, em dois ciclos do ensino básico

Sexualidade
Media
Instituições e participação democrática
Literacia financeira e educação para o consumo
Segurança rodoviária
Risco